Seria possível terraformar Marte?
Chris Loonam
2013-07-22 19:51:09 UTC

Marte é um planeta comumente citado quando se fala em terraformação. Mesmo se conseguíssemos ultrapassar todas as barreiras econômicas e, de alguma forma, formar uma atmosfera densa, a falta de um campo magnético em Marte impediria qualquer tentativa de terraformá-lo? A atmosfera seria destruída pelo vento solar?

Quatro respostas:
RhysW
2013-07-22 20:00:52 UTC

Sem um campo magnético, as alterações que fazemos são aparentemente temporárias. Conforme criamos a atmosfera, ela será arrancada por ventos solares duplos.

Ventos solares duplos são os piores, ocorrendo cerca de 15% das vezes neste ocorre quando uma onda solar mais rápida pega uma onda mais lenta e se transforma em uma onda maior.

E isso acontece com frequência, com muita frequência!

Primeiro Edberg e seus colegas identificaram 41 solares duplicados ondas de partículas e ondas de partículas poderosas solares do que são chamadas de ejeções de massa coronal de 2007 a 2008 detectadas pela espaçonave Advanced Composition Explorer (ACE) que monitora o clima espacial próximo à Terra. Em seguida, eles identificaram 36 dos mesmos eventos que atingiram Marte nos dados do Mars Express.

A fina atmosfera deixada em Marte é devido às pequenas quantidades protegidas em cada pólo pelo que resta dos campos magnéticos, (que ainda existem nos pólos).

Agora eu ouço você perguntar, por que Vênus tem uma atmosfera densa, mas Marte não?

Marte é muito menor que a Terra e Vênus e teoriza-se (não é definitivo) que seu núcleo externo líquido resfriou e solidificou, o que teve dois efeitos em Marte.

Em primeiro lugar, significou que os grandes vulcões se extinguiram, sem nenhum núcleo líquido, não havia mais nada para ejetar. Os vulcões foram responsáveis ​​pela produção de uma grande quantidade de gases lançados na atmosfera, da mesma forma que eram na Terra há milhões de anos. Sem eles, não havia nada reabastecendo a atmosfera.

Em segundo lugar, significava que o campo magnético morria lentamente em todos os lugares, exceto nos pólos, que ainda retêm um pequeno campo magnético. Isso significa que essas ondas solares duplas que mencionamos antes estão agora arrancando o que sobrou da atmosfera de Marte.

Para o bem de Vênus, Vênus não tem mais um campo magnético, apesar da crença popular, embora os ventos solares tenham destruído todas as camadas mais leves de hidrogênio e oxigênio. Não sei por que os ventos solares são incapazes de remover os gases restantes, embora eu ache que isso pode ser devido ao fato de eles serem maiores e mais pesados, como as camadas de dióxido de carbono e ácido sulfúrico que compõem a atmosfera de Vênus hoje.

Então, você poderia teoricamente terraformar Marte produzindo uma atmosfera mais rápida do que sua arrancada, como os vulcões tentaram fazer, mas isso será caro e altamente intensivo em recursos e não valerá a pena comparado a apenas manter cúpula lá e enchendo isso de ar.

Certa vez, falava-se em liquidar o núcleo com uma explosão termo-nuclear, mas, novamente, falava-se muito caro e difícil.

Se alguém pudesse fazer o núcleo se mover novamente, presumindo que ele parou e se solidificou, o campo magnético deveria se reabastecer e uma atmosfera permaneceria estável quando gerada, mas os riscos e custos são insanamente altos em comparação com encontrar um planeta que já tenha um campo magnético.

A falta de campo magnético não pararia nossas tentativas, mas iria reverter todas elas devido a essas ondas solares duplas.

A falta de campo também não parava a radiação, então qualquer vida, como árvores, morreria muito rapidamente quando exposta a esse nível não absorvido.

Então, sim, a terra-formação de Marte é teoricamente possível, mas praticamente improvável. É mais provável que você encontre biocúpulas em planetas sem atmosfera até que encontremos uma maneira simples de regenerar os campos magnéticos.

Esta resposta explica por que Vênus ainda tem uma atmosfera: http://astronomy.stackexchange.com/a/640/2093
Se Vênus tem um campo magnético atmosférico induzido, talvez Marte pudesse ser projetado para ter um também? Não estou dizendo que seria fácil, mas pode ser possível.
Se você tem a capacidade de criar uma atmosfera em primeiro lugar; isso pressupõe tecnologia de nível de ficção científica. Não adianta especular sobre campos magnéticos quando você atinge esse nível de desconhecido.
Esta resposta é bastante decepcionante. A perda atmosférica devido aos ventos solares ocorre em escalas de tempo geológicas. Encher a atmosfera seria uma questão simples (em comparação com quase qualquer outro aspecto da terraformação) e só precisaria ser feito a cada poucos milhões de anos.
Além disso, um campo magnético planetário não é a única coisa que interrompe a radiação. Uma atmosfera também faz isso. É por isso que os astronautas da ISS (por exemplo) recebem mais radiação do que os da superfície da Terra: eles são protegidos pelo campo magnético da Terra, mas não por sua atmosfera. Isso é explicado aqui: https://en.wikipedia.org/wiki/Health_threat_from_cosmic_rays. O espessamento da atmosfera de Marte forneceria pelo menos alguma proteção contra a radiação.
PearsonArtPhoto
2013-08-07 18:19:21 UTC

Usando generosamente " The Case For Mars" segunda edição. Aqui estão alguns fatos que ajudam na discussão.

1. Há dióxido de carbono substancial nos pólos, que se todo derretesse, iria engrossar a atmosfera consideravelmente.
  2. A teoria é atual de que um aumento de 4 graus centígrados na temperatura no Pólo Sul (sustentado) desencadearia um efeito estufa descontrolado, mais drástico do que é previsto pelos cenários de aquecimento global da Terra.
  3. Não sabemos realmente quanto gás Marte perde todos os dias, mas há definitivamente algum perdido.
  4. A ausência de um campo magnético é um contribuidor significativo para a perda da atmosfera em Marte.
  5. Os níveis atmosféricos mudam rapidamente como resultado do gás sendo trocado entre os pólos durante as mudanças de estação. Esse nível é 30%. Acredito que isso seja responsável pelos 30% de @RhysW citados em sua resposta, mas isso volta regularmente.

Resumindo, algum nível de terraformação em Marte é inteiramente possível. Provavelmente teríamos de reabastecer a atmosfera periodicamente, talvez uma vez a cada mil ou dezenas de milhares de anos. MAVEN irá responder a muitas das perguntas sem resposta (especificamente, qual é a taxa de perda de atmosfera em Marte)

É um pequeno ponto a acrescentar, mas não acho que haja "tanto" Co2 congelado em Marte. Certamente há alguns, mas uma verificação rápida, Marte tem cerca de 24 trilhões de toneladas de CO2 em sua atmosfera (isso pode flutuar em até 25% sazonalmente - então é um valor aproximado). E a descoberta de um lago de tamanho superior de gelo seco - (lago Superior, 12.100 KM ^ 3) - então, isso é menos da metade do que já está na atmosfera. Depende do que você entende por "engrossar consideravelmente", mas pode ser que mais da metade do CO2 de Marte já esteja na atmosfera. Fontes a seguir:
Atmosfera de Marte, 25 teratoneladas (96% disso é CO2) http://en.wikipedia.org/wiki/Atmosphere_of_Mars Nova descoberta, mais CO2 do que eles pensavam (tamanho superior do lago): http://content.time.com/ time / health / article / 0,8599,2067286,00.html - sugere que derreter o CO2 dobraria a atmosfera (ainda muito fina para os padrões da terra)
Zoltán Schmidt
2013-07-30 16:35:52 UTC

Uma terraformação global custaria uma quantidade incrível de energia, trabalho e dinheiro, mas acho que é possível começar com algumas cúpulas gigantes que atuam como estufas para a vegetação e, em seguida, conectá-las a túneis de estufas adicionais e, então, expandir lentamente eles. Ele terraforma a superfície, mas sem a defesa das cúpulas, seria inútil.

Adicionar uma enorme quantidade de oxigênio, nitrogênio, ozônio, dióxido de carbono e outros componentes ajudaria a formar a pressão e a composição do ar para não letal - a vegetação ajudaria a tornar esse método mais fácil, liberando o oxigênio que eles criam. Em seguida, as cúpulas podem ser removidas.

É apenas minha teoria e pode ser totalmente inútil, então sinta-se à vontade para votar contra. No entanto, acho que é uma forma possível de terraformação.

0
Mago
2013-08-13 14:03:17 UTC

Eu diria, provavelmente "não".

Marte agora tem uma atmosfera fina por causa do campo magnético e por causa de sua massa (1/10 da Terra). A gravidade do planeta depende de sua massa, e é a gravidade que mantém a atmosfera lá.

Portanto, se você quer uma atmosfera semelhante à da Terra, você deve ter o campo magnético da Terra , e sua gravidade. Caso contrário, você perderá progressivamente a atmosfera. Isso significa que a atmosfera precisa ser mantida artificialmente, o que é novamente uma questão de custos (supondo que tenhamos a tecnologia para gerá-la ...).

Note that Venus has a) less mass than Earth; b) no magnetic field; but c) a much thicker atmosphere! So it's not quite as simple as you've stated.